terça-feira, 20 de março de 2018

O Cuidado de Deus


Deus nos ama, por isso Ele cuida de nós. 
Deus se preocupa com nosso bem-estar. 
Ele toma conta de toda a criação e dá especial cuidado a quem o ama. Se Deus cuida das flores e dos passarinhos, quanto mais cuidará de nós!

Quando estamos tristes, feridos ou com medo, podemos confiar no cuidado de Deus. Ele nos protege e ajuda a vencer as dificuldades. Deus está sempre cuidando de nós, mesmo nos momentos mais difíceis. Nada passa despercebido dos olhos do SENHOR.


O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura.  Salmos 37:18-19


Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
1 Pedro 5:7

O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá.
Salmos 145:20

Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo.
Efésios 5:29-30

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido. Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre.
Salmos 28:7-9

O Senhor edifica Jerusalém; ele reúne os exilados de Israel. Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmos 147:2-3

O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me
para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do osso Deus; para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.
Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. 
Isaías 61:1-3

O Soberano, o Senhor, vem com poder! Com seu braço forte ele governa.
A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias. 
Isaías 40:10-11

Porque assim diz o Soberano, o Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei. Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas. Ezequiel 34:11-12

Cuida da terra e a regas; fartamente a enriqueces.
Os riachos de Deus transbordam para que nunca falte o trigo, pois assim ordenaste. Salmos 65:9

Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes.
Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos, como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas. Deuteronômio 32:10-11

Mas eu sou o SENHOR, o seu Deus, desde a terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro Deus além de mim, nenhum outro Salvador. Eu cuidei de vocês no deserto, naquela terra de calor ardente. Oséias 13:4-5

Pertencerá ao remanescente da tribo de Judá. Ali encontrarão pastagem; e, ao entardecer, eles se deitarão nas casas de Ascalom. O Senhor, o seu Deus, cuidará deles, e lhes restaurará a sorte. Sofonias 2:7

Volta-te para nós, ó Deus dos Exércitos! Dos altos céus olha e vê! Toma conta desta videira, da raiz que a tua mão direita plantou, do filho que para ti fizeste crescer! Salmos 80:14-15

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Salmos 32:8

Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: "Portanto eu digo a vocês: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!  Lucas 12:22-24

Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo a vocês que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Lucas 12:27-30

Ai dos despreocupados

Amós 6 
1Ai de vocês que vivem tranquilos em Sião e que se sentem seguros no monte de Samaria; vocês, homens notáveis da primeira entre as nações, aos quais o povo de Israel recorre!

2Vão a Calné e olhem para ela; depois prossigam até a grande Hamate
e, em seguida, desçam até Gate, na Filístia. São elas melhores do que os seus dois reinos?
O território delas é maior do que o de vocês?

3Vocês acham que estão afastando o dia mau, mas na verdade estão atraindo
o reinado do terror.

4Vocês se deitam em camas de marfim e se espreguiçam em seus sofás. Comem os melhores cordeiros e os novilhos mais gordos.

5Dedilham suas liras como Davi e improvisam em instrumentos musicais.

6Vocês bebem vinho em grandes taças e se ungem com os mais finos óleos, mas não se entristecem com a ruína de José.

7Por isso vocês estarão entre os primeiros a ir para o exílio; cessarão os banquetes
dos que vivem no ócio.

Sinais do fim do tempo

Lucas 21
5Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus disse:
6"Disso que vocês estão vendo, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas".

7"Mestre", perguntaram eles, "quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?"
8Ele respondeu: "Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' e 'O tempo está próximo'. Não os sigam.
9Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente".
10Então lhes disse: "Nação se levantará contra nação e reino contra reino.
11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.
12"Mas, antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então eles os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.
13Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho.
14Mas convençam-se de uma vez de que não devem preocupar-se com o que dirão para se defender.
15Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.
16Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte.
17Todos odiarão vocês por causa do meu nome.
18Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.
19É perseverando que vocês obterão a vida.
20"Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima.
21Então os que estiverem na Judeia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade.
22Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito.
23Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo.
24Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.
25"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar.
26Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.
27Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.
28Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês".
29Ele lhes contou esta parábola: "Observem a figueira e todas as árvores.
30Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo.
31Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.
32"Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam.
33Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.
34"Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.
35Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra.
36Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar em pé diante do Filho do homem".
37Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao entardecer, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras.
38Todo o povo ia de manhã cedo ouvi-lo no templo.


Sinais do fim

Mateus 24 
1Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo.

2"Vocês estão vendo tudo isto?", perguntou ele. "Eu garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas".

3Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?"

4Jesus respondeu: "Cuidado, que ninguém os engane.

5Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo!' e enganarão a muitos.

6Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. 

É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.

7Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.

8Tudo isso será o início das dores.

9"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

10Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros,
11e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

12Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,

13mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

14E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

15"Assim, quando vocês virem 'o sacrilégio terrível', do qual falou o profeta Daniel, no Lugar Santo - quem lê, entenda -
16então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes.
17Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma.
18Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto.
19Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando!
20Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado.
21Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

22Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

23Se, então, alguém disser: 'Vejam, aqui está o Cristo!' ou: 'Ali está ele!', não acreditem.

24Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

25Vejam que eu os avisei antecipadamente.

26"Assim, se alguém disser: 'Ele está lá, no deserto!', não saiam; ou: 'Ali está ele, dentro da casa!', não acreditem.

27Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.

28Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres.

29"Imediatamente após a tribulação daqueles dias
" 'o sol escurecerá,
e a lua não dará a sua luz;
as estrelas cairão do céu,
e os poderes celestes
serão abalados'.

30"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.

31E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

32"Aprendam a lição da figueira: quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo.

33Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas.

34Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam.

35Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.


Os tempos do fim


Daniel 12 
1"Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.
2Multidões que dormem no pó da terra acorda­rão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno.
3Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.
4Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento".
5Então eu, Daniel, olhei, e diante de mim estavam dois outros anjos, um na margem de cá do rio e outro na margem de lá.
6Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio: "Quanto tempo decorrerá antes que se cumpram essas coisas extraordinárias?"
7O homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio, ergueu para o céu a mão direita e a mão esquerda, e eu o ouvi jurar por aquele que vive para sempre, dizendo: "Haverá um tempo, tempos e meio tempo. Quando o poder do povo santo for finalmente quebrado, todas essas coisas se cumprirão".
8Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: "Meu senhor, qual será o resultado disso tudo?"
9Ele respondeu: "Siga o seu caminho, Daniel, pois as palavras estão seladas e lacradas até o tempo do fim.
10Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim.
11"Depois de abolido o sacrifício diário e colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias.
12Feliz aquele que esperar e alcançar o fim dos mil trezentos e trinta e cinco dias.
13"Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe".