Marketing Multinível, também conhecido como Marketing em
Rede, ocorre quando os próprios consumidores indicam outros consumidores,
ganhando algo por isso.
Surgiu na década de 1940, com o químico
americano chamado Carl Rhenborg. Ele não estava satisfeito com o sistema de
distribuição atual, onde o distribuidor ganhava somente aquilo que vendia.
Então ele pensou no conceito de rede, ou seja, quem nunca indicou um
restaurante ou uma lanchonete, mas o que o restaurante ou a lanchonete lhe pagaram
por isso? Nada. Exatamente aí que estava o erro segundo Rhenborg. Então
resolveu criar um sistema diferente, um sistema de bonificação onde o
revendedor ganharia um percentual sobre o que outros distribuidores que ele
trouxe para a companhia vendessem.
Existem várias siglas e nomes para este
tipo de negócio, então vamos a elas:
·
Marketing
de Rede (MR)
·
Marketing
Multi Nível (MMN)
·
Multi
Level Marketing (MLM)
·
Network
Marketing (NM)
Também o marketing de rede é um novo
conceito de venda direta, ou seja, aquela venda sem intermediários, onde a
empresa pode remunerar muito melhor seus distribuidores ao invés de pagar por
campanhas milionárias.
Ondas
O marketing multinível ou marketing de
rede, como é mais conhecido foi divido em várias ondas:
1ª Onda: 1941 à 1979
Surgiu quando iniciou o marketing de rede,
havia uma forte competição entre as empresas legítimas de marketing de rede e
aquelas conhecidas como pirâmides. Essa onde teve fim quando a Comissão Federal
de Comércio, o órgão de fiscalização americano, decidiu que o marketing de rede
e todas as empresas que faziam parte de negócio eram legítimos.
2ª
Onda: 1980 à 1989
Com o uso da tecnologia e com a
disseminação dos computadores, ficou muito fácil uma empresa de MMN. Houve uma
explosão sem precedentes de empresas de marketing de rede, pois todo mundo
queria ter a sua empresa de MMN. Muitas nasciam em fundos de quintal e
garagens, sem muita estrutura, muitas delas quebravam depois do 4º ou 5º ano de
funcionamento, deixando milhares de distribuidores milhares de dólares em
produtos.
3º
Onda: 1990 à 1999
Nos anos 90, tudo isso mudou, criou-se
leis para normatizar o segmento e uma série de empresários com experiência
profissional passaram a fazer parte dos quadros dessas empresas. A automação
também foi fundamental nesse processo. Sistemas de computadores tornou simples
os complexos cálculos de comissões a serem pagas aos distribuidores.
4ª
Onda: A partir dos anos 2000
O período de expansão do setor, que cresce
mais que qualquer economia do mundo, contando aproximandamente com 35 milhões
de distribuidores no mundo e esse número aumentando exponencialmente. As formas
de vender os produtos e serviços nunca foi tão fácil, pois se perdeu o
preconceito em relação as empresas desse setor. Muitas pessoas estão finalmente
encarando o MMN como um negócio como um outro qualquer.
Modelo
de negócio
Marketing de Rede é uma espécie de
franquia pessoal, ou seja, ao invés de pagar R$ 100.000,00 pela taxa de
franquia, o empreendedor paga um valor bem menor. Esse é bem pequeno, em torno
de R$30 a R$150 na maioria dos casos. Entretanto, a grande maioria das
empresas, cria pacotes de ingresso que incluem determinada quantidade de
produtos. O cadastro como distribuidor, somado a esses pacotes de produtos,
pode atingir um valor entre R$500 e R$10.000.
Por vezes é difícil estabelecer uma
fronteira entre marketing multinível e um esquema em pirâmide. Simplificando
os conceitos, o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas,
onde não existe produto, movimentando dinheiro somente com a entrada de novos
membros e com suas taxas de mensalidades, ou seja, um sistema onde não existe
um produto sendo comercializado. Já marketing de rede, existe um produto ou um
serviço sendo comercializado. Os ganhos dos empresários/distribuidores vem de
diversas formas como: ganho na revenda dos produtos, ganho no recrutamento de
novos distribuidores, participação nos lucros da empresa, entre outras formas
de ganhos dependendo da empresa.
É importante notar que todos os esquema em
pirâmide procuram se disfarçar em legítimas empresas de Marketing Multi Nível.
Algumas delas chegam a constituir empresas e criarem algo que chamam de
"produtos" ou "serviços", mas que na prática não possuem
qualquer valor de mercado.
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