O óleo de rícino é derivado da planta mamona e antigamente era muito usado por ser uma laxante natural, mas com o passar dos anos e estudos a indústria foi descobrindo outras diversas qualidades desse óleo para pele, unha e cabelo.

Entre seus componentes estão os ácidos graxos, sendo o principal o ácido ricinoleico, exclusivo dessa planta. Ele contém também o ácido oléico (parcela do ômega 9), ácido linoléico e ácido linolênico (parcelas do ômega 6), ácido palmítico e ácido esteárico, além de sais minerais e vitamina E.




Dentre seus inúmeros benefícios estão

CABELO: hidratação dos fios, ajuda no combate a a caspa e oleosidade dos cabelos - ele possui  propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo , restauração e manutenção dos fios de cabelo devido a presença de ômega 6 e ômega 9, o óleo de rícino pode dar maior volume ao fio de cabelo.

Como usar?
A receita é uma colher de sopa do óleo para um pote de condicionador ou creme hidratante capilar de 200 ml. Aplique a mistura durante o banho, deixando por cerca de um minuto nos fios. Depois é importante retirá-lo bem, sem deixar resíduos.

PELE: combate a acne e oleosidade da pele( ele possui um efeito adstringente, reduzindo a proliferação bacteriana, uma das causas da acne), é um hidratante natural,  tem ação cicatrizante potente, devido principalmente à presença da vitamina E, pode ser usado em estrias recentes (aquelas com aspecto avermelhado).

Como usar?
Não é indicado que se use o produto direto na pele, misture 1 colher de sopa em 200ml de creme hidratante corporal ou facial.
Você encontra facilmente esse produto em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, por exemplo.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/blog/casal-fit-no-g1-zona-da-mata
*Envie suas dúvidas para casalfit@tvintegracao.com.br