quinta-feira, 12 de março de 2015

Quando a Consciência te impede de ser batizado no Espírito Santo

Paulo disse aos cristãos de Éfeso: Recebestes porventura o Espírito Santo quando crestes? Os samaritanos, após terem crido, receberam-no e foram batizados. Paulo aceitou Cristo na estrada de Damasco, e, três dias depois, foi cheio do Espírito. Portanto, não há dúvida de que o batismo com o Espírito Santo se destina especialmente aos convertidos, isto é, aos que se arrependerem dos seus pecados e aceitarem a Cristo como seu Salvador, conforme pregou Pedro no dia de Pentecostes.
“Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Véus, nosso Senhor, chamar.” (Atos 2.38,39)
A promessa como vemos, não era apenas para eles e seus filhos, mas para quantos estivessem distantes e a quem o Senhor chamasse.
Surge aqui uma importante pergunta: a pessoa terá, após ser salva, de alcançar certo estágio de santidade ou ter em seu crédito certo número de obras meritórias para estar em condições de receber o Espírito Santo? Alguns supõem que se deva ajustar a certos padrões arbitrariamente estabelecidos para poder estar cheio do Espírito Santo.
O fato é que ninguém recebe o Santo Espírito por ter grandes feitos espirituais. Na verdade, dizer a alguém que terá primeiro de alcançar determinado padrão pode impedi-lo de atingir a mesma fonte pela qual lhe é dado viver uma vida vitoriosa.
Além disso, devemos ter cuidado ao julgar o próximo, pois ele pode não estar tão esclarecido em todos os assuntos quanto nós.
Não nos esqueçamos também de que os novos cristãos não podem ir muito longe na sua luta contra essas más tendências, ou nos seus esforços por se tornarem, bons, mas tem de se atirar sem reservas nos braços do Senhor e confiar que opere neles pelo Seu Espírito, o que não podem fazer por si mesmos. Todos os nossos esforços nada mais produzem senão obras da carne (Gl 5.19,21).
Por falta de melhor compreensão disso, milhares de pessoas têm deixado de ser batizados com o Espírito Santo. Elas sentem no íntimo que não atingiram um nível alto o suficiente de santidade ou de espiritualidade para poderem receber esse batismo. Grave erro, pois não podem produzir os frutos do espírito senão quando receberem o Espírito.
Tem sido dito com propriedade que o Espírito Santo é dádiva, mas deixaria de o ser concedido por mérito. E o que Cristo dá a entender. Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem (Lc 11.13).
Parece, às vezes, que a consciência de certas pessoas as impede de receberem o batismo. Elas desejam estar absolutamente certas de que são bastante santas, e tal atitude lhes serve de obstáculo à fé. Mas Deus declarou que derramaria Seu Espírito “sobre toda a carne”, não apenas sobre os perfeitos.
No dia de Pentecostes, Deus deu ao Seu povo o Espírito Santo. A Sua parte neste assunto está completada. O Espírito Santo está pronto a encher qualquer vaso de Sua presença que O queira receber. Ele não vem por termos porventura alcançado alto nível de perfeição, mas porque deseja provar os meios pelos quais possamos atingir aquele alvo.
Fonte: Universouniversal

Nenhum comentário: