“Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. É assim na natureza e também pode ser dentro da sua casa! Com o corre corre do dia a dia, descartamos diversas embalagens sem nos dar conta da propriedade decorativa que elas contém. Muito pode ser feito reaproveitando matérias simples.
Como passou no Fantástico ( 02/ 06/ 2013 ) a menina que começou a fazer bolsas a partir de caixas de leite e está fazendo o maior sucesso com as amiguinhas.
Eu absolutamente AMO falar sobre sustentabilidade, ter e incentivar atitudes ecológicas, então, já que o Dia dos Namorados está chegando, vou ensinar pra vocês como fazer um porta retrato feito a partir de Jornal e Papelão.
O legal do porta-retrato é que você pode fazer to tamanho e do formato que você desejar! E ainda ajudar o meio ambiente, por que pensa bem, todos os dias milhões de jornais são impressos e ficam sem funcionalidade nenhuma no dia seguinte. Mas quando você une JORNAL + COLA, o resultado é resistente e muito útil.
Para começar, separe:
- papelão de caixas
- jornal
- cola branca
- estilete, pincel e tesoura
- cola quente (pra finalizar)
- verniz com base de água (fosco ou brilhante, depende da preferência)
- material decorativo do seu porta-retrato
( A Cola e o Verniz que vocês comprarem vão ser uma mão na roda para próximos experimentos decorativos que iremos postar aqui no blog! )
ETAPA 1:
Fara usar de base, recorte do papelão 2 retangulos iguais. Em um deles recorte uma moldura no centro, recuando no mínimo 4 cm das bordas. Recorte também uma tira avulsa de aproximadamente 4 cm de largura para ser o suporte do porta-retrato.
Você pode usar as mesmas medidas desta imagem que são: retângulo 18×22 cm; bordas de 4 cm; tira avulsa de 22×4 cm
Mas, também pode criar diferentes tamanhos e formatos e até um mural com dois ou mais espaços para fotos, que pode ser pendurado na parede!
ETAPA 2:
Enrrole o jornal e corte ele todo em tiras, mais ou menos do mesmo tamanho, para começar o processo de endurecimento do papelão. Utilize a cola branca levemente diluída em água. ( para colas mais encorpadas a medida é 80% de cola – 20% de água ). Começe a colar as tiras delicadamente ao longo de toda a superfície de papelão, até que ela esteja toda completa. Não esqueça de fazer o mesmo nas bordas para dar o acabamento!
Ao terminar esta etapa é fundamental deixar secar bem, por umas 4 – 6 horas para poder retomar o trabalho.
Nesse meio tempo é o momento de pensar nas cores que você vai utilizar pra pintar, ou pensar se você prefere aproveitar a cola para fazer uma colagem divertida com imagens de revista, ou até com filtro de café utilizado… O importante é separar todo o material e se planejar!
ETAPA 3:
Não importa o meio que você escolheu para continuar, as dicas se adequaram!
O importante agora é revestir as bordas internas da moldura com a cor/colagem escolhida e uma das bordas debaixo, por onde ficará a abertura para inserir a fotografia. E pintar também a base onde irá a fotografia.
Espere secar novamente para poder colar as duas partes.
Ps: Se neste momento você não esperar tempo suficiente para que o papel esteja completamente seco, será muito difícil de colocar a fotografia dentro do porta-retrato quando ele estiver pronto!
ETAPA 4:
Passe a cola quente em torno na base, menos no lugar que está reservado para colocar a foto e segure firme as bordas até completar a colagem.
Preste atenção para que as bordas fiquem bem alinhadas. Essa é uma etapa simples, mas super importante para o resultado final! Atenção!
ETAPA 5:
Tudo certo? Então pode continuar sua pintura ou colagem. Até revestir totalmente o porta- retratos.
Para as pessoas que preferiram fazer colagem, seja com filtro de café utilizado ou com revistas, a tendência é que formem-se rugas por causa da porosidade do papel. Para remove-las você pode usar um saco plastico como este da imagem e ir apertando do centro para as bordas – SEM ARRASTAR OU PUXAR – com bastante delicadeza, para as rugas sumirem.
ETAPA 6:
Agora chegou a hora de finalizar.
Você pode escolher se quer pendurar o porta-retrato na parede como um quadro ou se prefere colocar um apoio para que ele fique em pé. Minha dica é se permitir ter as duas escolhas!
Aquela tira de papelão avulsa, passou por todos os estágios que o restante do material, e está pronta para ser colada à parte traseira do porta-retrato. É só dobrar uma borda e firmar usando cola quente e depois fixar no verso, usando também a cola quente. Na direção que você preferir! Vertical ou Horizontal!
Para fazer o suporte de quadro, você pode ou comprar um suporte pronto. Ou fazer canudinhos de jornal com cola e transforma-los em rodinhas, pintar e colar com cola quente!
Espero que o seu resultado tenha ficado lindo e que seu namorado (a) adore receber um presente todo feito por você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário